terça-feira, 5 de março de 2019

Lés a Lés "a la Carte"





A ideia inicial era bastante mais ambiciosa: ir em Junho de 2018 aos Picos da Europa, para gozar (outra vez) o norte de Espanha, mas um pouco mais a leste, para as verdes paisagens e estradas em carrossel. Os suspeitos do costume reuniram-se e decretaram no grupo do WhatsApp: não temos tempo para tudo. Ou fazemos a viagem e gozamos muito pouco em voltas no destino, o que seria em si mesmo criminoso, ou então temos que ir de automóvel com as scooters no reboque até lá. Hummm. A primeira solução pareceu-nos só pateta. A segunda afigurou-se-nos como a assunção de uma fraqueza - na verdade, não arranjámos um reboque suficientemente grande.

Pesadas as vantagens e inconvenientes, engendrámos um plano mais comedido, sem sair das fronteiras lusitanas. Que tal o Lés a Lés de 2017 ? Não o fizemos, temos acesso ao road-book com surpresas por desbravar. Parecia aliciante. O Rui ficou de desenhar um percurso para animar a ligação do Porto a Vila Pouca de Aguiar. O Paulo sugeriu anularmos o percurso já no Algarve, que na verdade não encerrava novidades apetecíveis. E eu avancei com a ideia de regressarmos para norte via Lés a Lés de 2012, com uma parte de terra e passagens a vau significativamente mais dura do que a média dos últimos Lés a Lés que fizemos. Acabámos por cortar o percurso a seguir a Arronches e colámos mais a oeste a tal etapa de 2012.

Road-books feitos, scooters preparadas e o ânimo em alta. Aquela sensação de leveza de espírito, de ter uns dias de evasão pela frente. Saimos de Lisboa ao encontro do Rui, chegámos ao Porto ao fim da tarde, nas calmas.

No dia seguinte, levantar cedo. Relativamente cedo. Acabaram-se as alvoradas às cinco da manhã, para estar no palanque às seis em ponto a abrir a estrada. Neste Lés a Lés à la carte o ritmo é outro. Apetece parar ? Paramos. Sem pedir licença, nem penalizar o atraso no cronómetro. Não há cronómetro. O relógio mede-se apenas em horas de luz.

Neste primeiro dia de percurso com navegação, perdemo-nos espectacularmente a seguir às serras de Fafe. Talvez aí uns quarenta quilómetros perdidos, totalmente ao lado do percurso previamente definido. O mais engraçado é que só reparámos nisso muito tempo depois. A estrada era tão boa que nos sentimos abençoados pela falha no mapa. Estávamos quase em terras de Barroso !









Entretanto eu estava a ficar adormecido pelo sofá da X8 e roubei a T5 ao Rui, para uma injecção de adrenalina. Aproveitava as curvas para me lançar em modo T5 Pole Position, daquelas palermices que nos retiram 30 anos de idade mental. Estava a gozar o ruído estridente da Vespa e tão à frente que deixei de ouvir os meus amigos pelo rádio. 





Nisto, o Miguel, algures num planalto deserto, tinha ficado para trás. Estranhámos que não respondesse pelo rádio e demos meia volta.  Descobrimos então que ele decidiu atirar-se para o chão a setenta à hora ! Um furo causado por um rebentamento de câmara de ar no pneu traseiro ! 
















Podia ter-se aleijado mais a sério, felizmente foram só umas escoriações nas zonas sensíveis... da Vespa: guarda lamas, pedal de arranque e o meu antigo cuppolino da Bala, agora na PX do Miguel. Lição aprendida: umas jantes tubeless como deve ser são equipamento de segurança que vale cada cêntimo de investimento. 

Após a primeira intervenção forçada na estrada, havia que retemperar forças e almoçar antes daquele que era o início da primeira etapa do Lés oficial, em Vila Pouca de Aguiar. 

O início a norte é tradicionalmente apetitoso, mas é difícil pedir mais quando nos dão um dos meus troços preferidos para conduzir logo a abrir, Vila Real - Santa Marta de Penaguião. 

Em vez de continuar a descer, virámos à esquerda para S. João da Pesqueira e o clássico S. Salvador do Mundo. 

Estradas de encantar, com o Alto Douro Vinhateiro a servir de cenário a um passeio de luxo, como a estação ferroviária de Ferradosa, ou a aldeia de S. Xisto, ambas novidade para mim, antes de Freixo de Numão. 



























O epílogo da etapa seria em Vila Nova de Foz Côa, onde jantámos. Mas para o cair da noite ainda estava reservada uma aventura depois de descermos a um paraíso na terra chamado Reserva Natural da Faia Brava, nas margens do Côa, a primeira reserva natural privada de Portugal. 

Subimos a Cidadelhe, uma aldeia em processo de restauro. No road-book estava desenhado um circuito pela aldeia, pensado para a luz do dia. O problema é que era noite cerrada, praticamente sem luz na aldeia, com todo o piso dos arruamentos em terra. Já não estava fácil navegar, sem luz decente no leitor de road-book, mas a visita tornou-se uma verdadeira aventura quando começaram a aparecer vários cães corpulentos vindos das trevas e a aparecerem nos feixes de luz das scooters. Entre arranques desesperados, punhos trancados e derrapagens mais ou menos involuntárias, lá conseguimos cansá-los, mas não ganhámos para o susto !

Escapados aos caninos, retirámos com o rabo entre as pernas em direção a Figueira de Castelo Rodrigo, onde iríamos dormir. Fechámos o dia numa estrada escura e mais cansados do que prevíamos para dia de ligação. Mas tinha valido - e muito ! - a pena. 



   












sexta-feira, 4 de janeiro de 2019

Seria Diferente Numa Africa Twin ?





Seis meses depois do meu susto na coluna, talvez ainda seja prematuro fazer um balanço definitivo.

Tenho andado de scooter quase todos os dias, mas apenas em ambiente urbano, e por períodos de tempo muito curtos, com meia dúzia de excepções.

Porém, aproveitando uns dias de férias proporcionados pela quadra natalícia, pude aceitar o simpático e insistente convite do Nuno para dispôr, durante um fim de semana, da sua preciosa Honda Africa Twin 2018.

Acabei por usá-la apenas um dia, mas a experiência permitiu-me fazer tudo, ou quase tudo aquilo a que me tinha proposto: uma quantidade razoável de quilómetros (um pouco mais de quatrocentos), concentrados num espaço de tempo curto, em situações de trânsito, perfil e piso diferentes. A ideia era simular e, simultaneamente, avaliar o que seria conviver com uma moto moderna, de qualidade indiscutível, e confortável em termos de suspensões e posição de condução, num dia de viagem cheio, ao meu gosto, e à luz das minhas actuais limitações.   

Não tive propriamente dores, mas não posso dizer que não tenha ficado... moído. Apesar de paragens constantes e de todo o conforto e descontração proporcionada pela deslumbrante facilidade de condução da Africa Twin, dos seus gadgets electrónicos e dos seus muito amigáveis ângulos ergonómicos, potenciadores de uma posição que dificilmente pode ser mais relaxada, a verdade é que no fim do dia estava cansado, e com a coluna a pedir descanso. Mais do que o normal ? Bom, comparando com muitas outras viagens num passado não muito distante, com bastante mais quilómetros diários, em motos inferiores (ou muito inferiores), a situação não é brilhante.

O que me faz, para já, descartar uma hipótese que tinha vindo a ganhar alguma densidade no meu espírito: e se adquirisse uma moto competente, moderna, confortável, mainstream ? Haveria uma alteração significativa no meu conforto ? A resposta dada pelo dia a passear pelo Alentejo parece ser, por agora, negativa.   



terça-feira, 16 de outubro de 2018

Offramp Entra nas Boxes








Provavelmente a meia dúzia de atentos seguidores deste espaço já se terá perguntado porque razão a cadência de posts quebrou abruptamente desde o verão. Pelo menos comparando com o ritmo lento, mas constante, que era usual imprimir a esta página. De resto, como numa scooter.


Embora existam outras, a razão principal tem a ver com um susto emergente de mazelas no meu esqueleto envelhecido, que me limita e provavelmente limitará a capacidade de viajar em duas rodas.


A sensação de que nada será como já foi não é fácil de aceitar e tem trazido alguma frustração, associada à dificuldade de assimilar a ideia de que já não poderei fazer alguns dos saborosos disparates de endurance que gosto de fazer e, pior, nunca farei alguns projectos que, no devido tempo, não consegui pôr em prática.


A verdade é que lidei pior do que poderia imaginar com esta realidade nova. E uma das consequências dessa abordagem foi a ausência de vontade de alinhar umas ideias e escrever sobre os temas que aqui habitualmente trago. Ainda mais quando a pequena série de posts que tinha na forja seria dedicada ao que designámos por 4 on Tour 2018, o passeio de cinco dias que, à nossa maneira, recuperou o Lés a Lés de 2017, com uma pitada demolidora de Lés a Lés 2012. 


Este blog, com quase dez anos, sempre foi um escape e uma forma particular de abordar  os temas ligados a este meio de transporte singular que é a scooter. Nunca quis ou procurei publicidade, e muito menos divulguei activamente o espaço para o tentar transformar em algo mais massificado. Sempre foi uma espécie de diário de bordo pessoal, uma ferramenta interior com uma janela (talvez pequena) para o exterior: alguns amigos interessados e pouco mais.


Não sei se assim se manterá como até aqui. O tempo (e o esqueleto) o dirá. A modesta condição de viajante neste tipo de naus solitárias ficará, muito provavelmente, comprometida no futuro. E é essencialmente essa condição de viajante que sempre me interessou mais abordar. Menos a de utilizador diário que actualmente - que ironia ! - sou.


terça-feira, 10 de julho de 2018

sexta-feira, 29 de junho de 2018

Journey






terça-feira, 12 de junho de 2018

2017 em 2018





Folha de entrada do road book da 3ª Etapa do Lés a
 Lés de 2017, em que aparece o Rui na Lambretta em
 primeiro plano, e este vosso escriba na Bala em
segundo plano.


Não é um flashback. É apenas uma forma de continuarmos a fazer uma das coisas de que mais gostamos, sem repetir experiências.

Depois de no ano passado termos ido para a Galiza e as Astúrias, optando por falhar o Lés a Lés, em desintoxicação deste último formato e de algum cansaço associado à repetição de nove anos, em 2018 não conseguimos pôr de pé um projecto mais ambicioso e decidimos voltar à origem: fazer o Lés a Lés de 2017 em 2018, mas sem o lado aborrecido, que é a confusão associada a mais de mil e quinhentas motos a percorrer as mesmas estradas num espaço de tempo concentrado.

Claro que fazer o Lés a Lés de fio a pavio seria seguramente apetitoso, mas talvez demasiado simples. Decidimos então complicar um pouco, introduzindo um acesso mais entretido do Porto a Vila Pouca de Aguiar e, muito em especial, amputando a parte final da 3ª etapa de 2017, que só faremos até perto de Alcoutim. A partir daqui adaptámos o início da 1ª Etapa do Lés a Lés de 2012, que partiu de Tavira, e vamos apanhar este troço cerca do quilómetro 40, na zona do Cachopo, para fazer, no sentido ascendente, um dos mais belos troços de Lés a Lés de que tenho memória.  

Serão cerca de dois mil quilómetros, com o ritmo que nos apetecer em cada momento, sem stress e horários, e a confiar nas máquinas quase anciãs, com a excepção da X8, que parece vinda do espaço perto das três Vespa PX.

Porque gostamos de nos entreter a riscar mapas e a viajar um pouco diferente.


             

domingo, 13 de maio de 2018

Paris






Em Paris durante uma semana, tive oportunidade de tomar o pulso aos desafios de mobilidade e aos hábitos dos motociclistas no centro da cidade luz.

Durante este período confirmei algumas ideias que trazia, de uma observação à distância, e pude ter uma visão mais clara sobre outras idiossincrasias da realidade parisiense, no que à utilização de motociclos diz respeito.

Não espanta que a utilização de motociclos seja intensiva no centro da cidade, e não posso falar aqui dos acessos suburbanos, realidade com que não me cruzei, excepto nas viagens ao aeroporto.

Sendo uma das cidades mais caras da Europa, e com um rendimento per capita substancialmente elevado face à média europeia, praticamente só se vêem motos (melhor, scooters) práticas. Este facto vejo-o como um sinal de maturidade do mercado. A moto, aqui, é comprada mais em função do que se precisa, e menos em razão do desejo.

Embora já o tenha feito, quando não tinha outra moto, sempre achei que não vale a pena andar quotidianamente com elefantes na cidade, motos do porte das grandes turísticas, ou das maxi-trails, tão em voga em Lisboa por exemplo.

Em Paris, durante este período, contam-se pelos dedos de uma mão, por exemplo, as BMW GS que vi, e duas estavam juntas na mesma esplanada.

Mas é claro que se vendem GS (e outras maxi-trail) em França, e em grande número. Encontro três explicações possíveis, nenhuma delas excludente das outras: ou não estão na rua, entre outras por razões de segurança, e estão guardadas em garagens; ou os seus donos usam outras motos ou scooters no seu dia a dia; ou no centro de Paris não vale a pena ter motos deste porte e vendem-se menos aqui, vendendo-se mais em outras regiões do enorme território francês.

Certo é que, da observação na rua às motos estacionadas ou em circulação, Paris se rendeu claramente às scooters e, dentro destas, a um grupo específico, o Piaggio.








Na verdade, não exagero se disser que em cada dez motos, cinco são Piaggio ou do grupo. À cabeça, a MP3 nas suas várias declinações. A explicação penso que é fácil: o piso no centro da cidade é maioritariamente constituído por empedrado, e as vantagens de ter duas rodas à frente são imbatíveis num contexto com esta exigência. Nunca vi tanta MP3 junta. E vi mais Quadros, de três e quatro rodas, do que Tricitys, a alternativa da Yamaha à MP3.

E a seguir à MP3,  qual é a scooter que mais se vê? X-Evo e X8 (!). O número de X-Evo (mais) e X8 (menos), que são, com poucas alterações, a mesma scooter, é impressionante. Muitas bem cansadas, mas não andam muito longe do número de MP3. Ao contrário de Roma, Barcelona ou Atenas, por exemplo, em que a roda alta é raínha, aqui não se vêem Beverlys ou Scarabeos. 






A par das Piaggio encontrei também muitas T-Max e X-Max da Yamaha.

De resto, e na categoria de scooters mais exóticas, cruzei-me com mais de uma dezena de BMW eléctricas.

Nas partilhadas, há pelo menos dois tipos de scooters disponíveis, ambas naturalmente eléctricas.

Se esta distribuição parece favorecer a utilização prática em detrimento de algum exibicionismo associado à moto grande, talvez esse comportamento seja revelador não só das prioridades de consumo mas, e sobretudo, das dimensões dos egos e necessidades de afirmação de uns e de outros.