sexta-feira, 8 de abril de 2011

Pistas para a Diversão

 
(Imagem: Polini)

Já me ocorreu mais do que uma vez pensar como será andar em pista com a minha Honda CN Helix. Ainda não se proporcionou fazer um track day em kartódromo, mas não se pense que não está em agenda. 

Aliás, depois de experimentar a neve e o gelo, a pista pode nem parecer desafio à altura. Mas é, e não duvido que com alguns segredos.

Acredito que correr às voltas sobre um tapete de asfalto cheio de borracha, aos comandos de uma scooter stock, ou quase, não pode deixar de proporcionar sorrisos por detrás do capacete. O que constitui boa parte da gasolina que me move no universo das scooters. Pelo menos a boa disposição estará garantida, já que é indisfarçável a desadequação do engenho à função. Aliás, neste particular, parece-me bastante óbvio que uma CN em pista será sempre o pináculo da experiência. Um elefante na loja de porcelanas.

Embora deva reconhecer que uma LML a quatro tempos em pista possa parecer mais banal, a imagem deste post do neófito Troféu Polini ajuda a provar quão saboroso e insano pode ser correr com uma máquina que jamais foi concebida para esse efeito.

4 comentários:

Leonardo Dueñas disse...

Troféu Polini com a LML organizando a festa? Vocês portugueses têm tudo na mão... Aproveitem!

Aqui o desafio é arrumar peças regulares, imagine as de competição.

Abraço,
Leo

VCS disse...

Leo,

Apesar de no meu texto não estar explícito, o Troféu Polini é organizado em Itália e não em Portugal. Este Troféu foi anunciado em Milão, em Novembro, como uma possibilidade na altura. Entretanto despertou muito interesse e veio a concretizar-se, com as LML 4T com o kit a 165cc. No site da Polini encontram-se mais fotos da acção.

Um abraço,
Vasco

Onlyvespa disse...

Boas, corro na equipa 20 do troféu de resistência em vespa, e antes da corrida a pista esteve aberta para nós e quem aparece-se, e como não estive com a minha equipa, levei a minha ET4 125 para a pista, tal como desejas efectuar com a tua helix. Então um pequeno conselho: CUIDADO COM OS PNEUS, pois 2 turnos de 15 minutos e fiquei sem pneus quase para voltar a casa. Pois são muito diferentes dos que usamos nas corridas (nem estou a falar dos slicks), o composto dos nossos pneus do dia-a-dia é muito mais rijo, e fui aconselhado a parar por perigo de rebentamento. Assim das 2 uma, ou pneus a sério ou então voltinhas curtas, pois as pistas comem pneus que é uma maravilha. De resto vais mesmo assim de stock, eu nem tirei o avental (que por acaso não é Tucano Urbano). Assim que souber de pistas abertas, venho cá avisar. Um Abraço e Boas Curvas.

VCS disse...

Onlyvespa,

Bem-vindo e obrigado pelo útil conselho quanto aos pneus. Deve ter sido divertido de ET 125 no KIRO. Quando souberes de pistas abertas, avisa. Nunca se sabe se não aparece por lá uma bizarra locomotiva :).

Vasco