sábado, 29 de agosto de 2009

Cadilláctica Extravagância



Continuando a sobrevoar latitudes nipónicas, recordo aqui mais um projecto que talvez não tenha tido o impacto que merecia.


Trata-se da Yamaha Maxam 3000. É um protótipo datado de 2005 e deve o seu nome à recentemente aqui falada Morphous/Maxam.

A “3000” é uma Maxam diferente, vestida de gala e esticada para uns pornográficos três metros de comprimento.

A ideia central deste projecto foi elevar ao expoente máximo o conceito de luxo numa scooter "long & low".

Como se pode observar do seu perfil, aqui não há compromissos. Repare-se, por exemplo, na quase invisibilidade das rodas, protegidas pelo vestido de noite. A mecânica só lá está para servir aveludadamente os passageiros. Até o condutor aqui pode parecer um passageiro no sentido passivo do termo.

Pormenores como a profusão de materiais nobres, a cuidada pele em cor clara, o guiador largo e de efeito quase semi-circular, a longa e flexível traseira ou a utilização de verdadeiros pára-choques cromados à moda de Chicago tornam-na excêntrica e única.

Aliás, em bom rigor, o que havia de novo (e ainda há) nesta Maxam 3000 não era só a sua capacidade de ser e sentir-se suave, longa e baixa como um Cadillac. A verdadeira diferença era que finalmente uma scooter se parecia com um.

2 comentários:

Bessa disse...

"To boldly go where no scooter has gone before" : )

VCS disse...

Também. Mas não só :)
A 3000 materializa uma ideia de luxo - que, em si mesmo, não é um conceito inédito em algumas maxis actuais - mas extremada. Simultaneamente funde-se com referências de design de inspiração norte-americana que tornam o modelo, na minha opinião, muito conseguido.

É a hipérbole do luxo, sim, mas é um daqueles projectos em que cada componente está onde deve estar, e há uma razão para isso. A scooter não é uma mera soma de partes, o conceito é global e bem integrado.
Conseguiu-se uma certa harmonia (para além da originalidade) que é rara em projectos com este nível de arrojo.

Claro que uma scooter de três metros não é prática, mas é óbvio que esse não é o objectivo da 3000.