quinta-feira, 16 de outubro de 2014

3ª Regularidade VCL - 2014 (II)





A prova deste ano, a ter lugar já no próximo sábado em Sintra, é composta por um percurso compacto com cerca de 37 kms, mas percorrido por duas vezes, totalizando portanto 74 kms. A média a cumprir será de 30kms/h, o que equivale a 1km por cada 2 minutos. No total são 2h28m para fazer 74 kms. Parece fácil e pouco, mas posso garantir que será mais difícil na prática do que no papel. A navegação terá que ser rigorosa e num ritmo constante. É esse o desafio !

O objectivo da regularidade é que o participante se apresente nos vários controlos na sua hora ideal, nem adiantado nem atrasado, para que não acumule pontos de penalização. Os pontos são atribuídos à razão de 1 ponto por minuto, quer por atraso, quer por avanço. O ideal é chegar ao final com 0 pontos (o que é muito difícil) ou com o menor número possível de pontos.
Cada participante tem uma hora ideal de partida, na Praça D.Fernando II (Sintra), no controlo horário de partida (CHP). E uma hora ideal de chegada, também na Praça D.Fernando II, no controlo horário de chegada (CHC). Essas horas constam da carta de controlo.

No meio do percurso vamos ter 2 provas de regularidade (PR) (x 2 voltas). A sinalizar o início da PR o concorrente vai encontrar na estrada uma placa vermelha com um relógio e dois controladores. Na carta de controlo está inscrita a sua hora ideal.

A sinalizar o final da PR , estará na estrada uma placa amarela com um relógio e dois controladores. Na carta de controlo não está inscrita a hora ideal. A hora ideal no final da PR deve corresponder ao tempo necessário para cumprir o percurso até esse controlo a uma média de 30 kms/h.

A novidade este ano é que o percurso é percorrido por duas vezes. Este facto importa duas consequências:

i) No final da 1ª volta, imediatamente após o controlo, será obrigatório parar cinco minutos. Esse tempo pode e deve ser aproveitado para voltar a repor o roadbook na posição de início, uma vez que vamos voltar a fazer todo o percurso. Os cinco minutos são calculados a partir da hora do controlo no final da 1ª volta, e serão deduzidos no final pela organização. Assim, o  tempo final ideal será de 1h14 + |5m (deduzidos)| + 1h14 = 2h.33m na estrada, ou seja, 2h.28 na folha de tempo;

ii) A diferença (em minutos, para menos ou para mais) entre o tempo total da primeira volta e o tempo total da segunda volta será convertida em pontos (ex. 18mn = 18 pontos), e multiplicado por dois. Ou seja, no exemplo dado, o concorrente receberá adicionalmente 36 pontos pela diferença de tempos entre a 1ª e a 2ª volta. Pretende-se, assim, incluir um factor de correcção adicional de consistência e regularidade, em detrimento de um puro andamento mais rápido.


As inscrições fecham hoje, e podem ser feitas através deste link no site do Vespa Clube de Lisboa.




2 comentários:

nuno_lopes disse...

É já amanhã grande Vasco.
Com muita pena minha não vou conseguir ir. É precisamente amanhã que regresso a Portugal, mas só chego no domingo de madrugada. Que corra tudo bem e que te divirtas com reportagem fotográfica...

VCS disse...


Nuno,

Que pena não poderes vir à Regularidade. Lembro-me que no ano passado levaste a sério a prova e ainda fizeste pódio, mesmo ficando sem gasolina a entrar no "estádio".

Abraço,
Vasco