quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Enredo



Bela cena de época e do quotidiano inspirada na escola realista. Reparem no caminhar triunfal do homem da mala, enquadrado pelo vértice de Lambrettas em direcção ao exterior da imagem. Quase como se quisesse ser ele não apenas o protagonista, como também o próprio espectador da tela. É o único em verdadeira acção e movimento. Todas as personagens - e são muitas - sorriem e parecem observá-lo, ainda que alguns indirectamente, ou com menos atenção.


A primeira pergunta que fiz quando vi a imagem, antes mesmo de descortinar que modelo de Lambretta faz parelha com a belíssima Li 150, foi a de saber o que levará o homem de fato na mala. Os documentos da Li ?!? A declaração de venda ? Uma encomenda de gelados para o Brighton Coffee Bar ?!? Na minha primeira observação a mala é o objecto central, quase magnético, da tela.


Claro que, com tantas personagens, as perguntas vêm umas atrás das outras, como as cerejas. Qual o género do(a) fumador(a) de camisola branca e bolsa a tiracolo ? Feminino ou masculino ? E o ar suspeito do homem de fato à frente da montra, também ele fixado na mala castanha do homem confiante de fato cinzento ? O que pretenderá ? Não faltam pistas para um enredo a partir da tela de Trevor Mitchell.  
 
 

2 comentários:

Anónimo disse...

Mais um post de belíssima qualidade a que já nos habituastes!
De fato são inúmeras as perguntas que podem surgir ao observar esta imagem.
Podem haver mil e uma soluções nesta encruzilhada de ideias. Porém, remetendo-me somente às Lambrettas, penso tratarem-se de duas TV's, uma da 2º série (esq) e outra da 3ª (dir).
Abraço e continuação de bons post's.
Totti

VCS disse...

Totti,

Obrigado pelo teu comentário e correcção. Pareceu-me uma Li à direita, mas não aposto que seja. Ainda mais perante um especialista em Lambrettas ! Pode ser que apareça por aqui quem confirme essa tese.

Um abraço,
Vasco