sábado, 31 de dezembro de 2011

Carris de Férias



Tenho tido poucas oportunidades para sair da garagem em duas rodas, mas hoje tudo se conjugou para uma tarde de conversa na estrada com a Bianca. Até Sintra, no último dia do ano, para desenhar linhas paralelas à linha do eléctrico. Numa ponta a Praia das Maçãs. Na outra, o início da vila de Sintra.










A ligação faz-se há mais de cem anos, desde 1904, embora com interrupções do serviço e diferentes extensões de linha ao longo do tempo. Lembro-me de vir para Sintra passar períodos de férias em criança, e de ver a linha ao abandono. Em 1975 a linha foi encerrada, ultrapassada pelo autocarro. Só em 1997, após requalificação, foi reaberto o troço Ribeira de Sintra  -Praia das Maçãs, mais próximo da configuração de 1904.
  

  








Este verão tentei trazer a  pequena Beatriz para viver as sensações do eléctrico aberto à brisa, ao longo dos doze quilómetros do percurso, mas deparámo-nos com filas maiores do que a capacidade do eléctrico. É uma viagem que exige tempo. Há que contar com quarenta e cinco minutos para cada lado. E se não houver lugar vago na carruagem, a espera pelo próximo eléctrico é de mais uma hora. 

Apesar de acompanhar a desilusão e frustração da Beatriz, fiquei secretamente contente por verificar que a procura pode exceder a oferta num serviço ferroviário com mais de cem anos em Portugal.   






Hoje não havia circulação, pelo que pude deambular à vontade pela linha. Mas não pelas novas oficinas. Tentei fotografar a frota que descansava debaixo do alpendre, mas não me foi permitido. Pude ver apenas três unidades ao longe. 

É impossível comparar a elegância de objectos industriais com largas décadas de diferença.

De um lado as mais belas carroçarias de eléctricos abertos, de bancos corridos e entrada lateral, de fabrico norte americano do início do século XX.          

Do outro, a Vespa.

Na falta dos eléctricos só pude fotografar a Bianca, mas no habitat natural da ferrovia.







6 comentários:

Youssef disse...

Suas fotos são ótimas.

Anónimo disse...

Nem mais. Acrescento que, não sendo um apaixonado por scooters, só "gramadão" na intensidade com que vives o objecto do teu desejo.
Um abraço bem macho e votos de um grande ano de 2012 para ti e para o blog,
Manel Vieira

NunoMM disse...

Maravilhosas, estas fotografias!

Já tínhamos saudades de ver uma das tuas scooters na estrada, de preferência junto a um caminho-de-ferro.

Cumprimentos e boas curvas.

VCS disse...

Youssef,

Grato pelo elogio. Gostei do seu blog.

Vasco

VCS disse...

Manel,

Obrigado. Tens que experimentar uma das minhas scooters para ficares viciado nestas viagens sem motivo aparente.

Grande abraço e um excelente ano de 2012!


Vasco

VCS disse...

NunoMM,

Obrigado pelas palavras de apreço pelas fotografias.

As minhas scooters não saem tanto como gostariam, mas vão tendo por aqui um palco para se mostrarem, de tempos a tempos.

E hei-de voltar a Sintra com eléctricos...

Abraço,
Vasco