domingo, 27 de dezembro de 2009

Ajuste do Tempo




Quando se tem filhos pequenos a gestão do nosso tempo muda. É uma espécie de ruptura silenciosa. O centro da nossa vida desloca-se, o que obriga a redefinir prioridades.

Infelizmente, a vertiginosa vida “moderna” acelera à medida que o tempo avança. Até agora, tanto quanto me é possível perceber no meu caso, esse ascendente expressa-se em duas linhas paralelas, sem que pareça possível, à vista, abrandar. Não o tempo, claro, mas o ritmo de vida.

Quando a família cresce julgo que é comum suceder que se vão abandonando hobbies ou mesmo vários interesses mais difusos, sem aviso ou despedida marcada. Talvez os retome mais adiante, gosto de acreditar nisso. Mas, pelo menos nos primeiros anos, o equilíbrio é (re)feito à custa de fortes tesouradas em alguns programas que nos fazem respirar melhor.

Um dos prazeres que menos sangria sofreu foi o de ver o mundo em cima de uma scooter. Agora que penso nisso talvez tenha alterado alguma coisa. Saio menos vezes. Muito menos. Mas aprecio cada vez mais os passeios longos, esticados no tempo. E mesmo os curtos, são mais saboreados.

Há menos tempo no relógio, mas sente-se mais urgência em beber o instante. Gozar o passeio, estar atento ao que existe lá fora, ao que se nos mostra ou simplesmente está à espera que nós descubramos.

Ver, para além de olhar. Ver talvez seja olhar sem displicência. Talvez com menos ingenuidade, é certo, mas com autenticidade.

Permitirmos adequar a velocidade do espaço físico à nossa velocidade, abrandando-a, é um bom primeiro passo. A scooter é um belo meio para o conseguir.

2 comentários:

Vasco Eiriz disse...

Que bem o compreendo.

Ainda assim, uma das coisas que me daz mais gosto é acompanhar no lugar traseiro da Vespa o meu miúdo de oito anos em lições de condução. E também a irmã de três anos adora passeios "enclausurada" entre mim e o irmão.

VCS disse...

Caro Vasco, o uso da scooter nesses termos - hoje politicamente incorrecto - é muito próximo do que lhe era dado pelas famílias nos anos 50 e 60. Bom espírito :)