quarta-feira, 20 de maio de 2009

“You meet the nicest people on a… Symba?!?”


Pode não parecer mas é uma pergunta de cultura geral: já ouviram falar da Honda Cub ? Se a vossa resposta for negativa seguramente não são seguidores do fenómeno das duas rodas. É que 60 milhões de pessoas têm ou já tiveram uma. É só o veículo motorizado mais vendido no planeta Terra, com presença ininterrupta no mercado desde 1958.

Apesar deste histórico ímpar, há uma óptima desculpa para quem não acertou. É que a Honda não vende a Cub nem na Europa, nem nos EUA há décadas. O que significa que encontrar uma nas filas de trânsito ou nalgum celeiro abandonado é um mero exercício de remota probabilidade matemática. Para desgosto de muitos aficionados do modelo, entre os quais se inclui o autor destas linhas.

Um pouco ao jeito do que fez a indiana LML com a descontinuada Vespa PX, a SYM, gigante construtor de Taiwan, acaba de lançar no mercado norte-americano a Symba, fortemente inspirada nos princípios de simplicidade e design característicos do ícone Honda Cub.


A julgar pelo entusiasmo gerado em torno do projecto do importador nos EUA, que vai começar a vender a Symba no final de Maio de 2009, está encontrada uma digna sucessora, para aquele mercado, do modelo idealizado por Soichiro Honda.


Convém não esquecer que a própria SYM já havia produzido a Cub para a Honda em alguns mercados específicos, tal como a LML o fizera anteriormente para a Piaggio com a PX.


Este facto faz presumir com alguma segurança que a SYM aprendeu com a experiência, domina o conceito, está atenta às necessidades e exigências do cliente e vai impor padrões de qualidade condizentes com a importância do desafio.


Para isso conta com uma scooter robusta e económica, de quatro velocidades semi-automáticas, com um monocilíndrico a quatro tempos de 101cc, capaz de se lançar a estratosféricos 85kms/h num embrulho que se mantém cool há cinco décadas.


Por mim, bem gostaria de poder dizer sym a uma Symba. Como sugeria o mais famoso slogan da Honda, adaptado no título, a empatia é tal que se torna quase impossível não fazer amigos com uma.

2 comentários:

Hugo Reis disse...

Estou curioso para saber quanto vai custar a Symba e se vai chegar ao nosso mercado.
Pena que não tenha recebido um travão de disco para a actualizar em termos de segurança, à semelhança do que aconteceu com as Vespas "clássicas".
Ainda assim, para mim pode ser a azulinha, que até era a cor da minha Vespa. :)

VCS disse...

Já há preços, a Sym vai vendê-la nos States a cerca de USD.2.600.

Como termo de comparação, a Genuine Scooter pede nos EUA por uma LML Stella 150cc cerca de USD 3.600.

As LML Star 150cc, exactamente iguais à Stella, custam cá Eur.2.000.

O dólar hoje está a Eur.1,369, pelo que isso significa cerca de Eur.1.900 por uma Symba nos EUA. Caro para o bolso português, nem por isso para o americano :)

Em termos de escolha da cor dos smarties (mais uma semelhança com a LML), prefiro a clássica vermelha e branca que não aparece na foto, mas não desdenharia qualquer uma das outras. Desde que venha sem segunda sela e com porta couves traseiro. :)