quinta-feira, 6 de abril de 2017

Ocupado a Guiar a Bala




A visível acalmia nas entradas deste blog tem sido ditada quase exclusivamente por bons motivos. Entre eles está o facto de, ao fim de mais de uma década de scooterismo de fim de semana, ter passado a fazer uso diário destes engenhos. Demasiado ocupado a conduzir a Bala pela cidade de Lisboa, estou ainda a gozar uma espécie de êxtase de mobilidade, misturada com uma certa desintoxicação automobilizada. Vou quase em quinze dias em que entrei no automóvel uma única vez.

Não contente com este novo posicionamento geo-estratégico, amanhã estou de partida para uma prova nova no calendário, o Road Miles.

O Road Miles Centro 2017 - Roadbook Challenge é uma prova não competitiva de algum modo inspirada no Lés a Lés, mas exclusivamente em asfalto, com navegação por road book, e centro nevrálgico em Tomar. Estão previstos dois percursos secretos pelos quais se pode optar, com diferentes extensões: trezentas ou quinhentas milhas.

Como ainda estamos no início de Abril, com dias relativamente curtos, e a máquina de serviço será a Bala, juntamente com a Vespa do Paulo Simões Coelho e a Lambretta do Duarte, optámos pelo percurso mais curto, de praticamente quinhentos quilómetros. Pareceu-nos claramente optimista acreditar que seria exequível, sem um esforço a roçar o épico, fazer mais de oitocentos quilómetros de curvas laboriosas num único dia, de scooter.

O facto de o formato da prova ser muito compacto, consumindo apenas três dias incompletos - já que apenas começa na sexta-feira à noite, e no domingo de manhã já estamos de regresso a casa - é uma vantagem enorme perante o novo formato do Lés a Lés, com quatro dias de prova e a mesma distância de sempre, o que na prática significa seis dias reservados para ir, participar e regressar.

Foi também por essa razão que tomámos a decisão de não ir ao Lés a Lés em 2017. Motivou-me algum cansaço natural em nove participações seguidas, mas principalmente o aumento de dias acompanhado pela manutenção da quilometragem total. Esta conjugação vai diminuir muito a distância diária a percorrer, com consequências também na diminuição do endurance e dificuldade da prova. Este factor sempre foi, para mim, uma das principais motivações do Lés. E a organização, este ano, decidiu escolher um caminho mais relaxado - o que se compreende - , mas que não se enquadra tão bem nas minhas preferências como até aqui. Veremos se voltamos em 2018, para os vinte anos do Lés a Lés.


1 comentário:

Rui Tavares disse...

Andar diariamente em duas rodas, nos grandes centros urbanos é um privilégio escondido