sábado, 9 de outubro de 2010

Quadro 4D



A Marabese Design acaba de criar um novo conceito de scooter, a Quadro 4D, de quatro rodas. A scooter será comercializada sob o nome Quadro, construtor aparentemente independente, mas na esfera da Marabese.

O princípio de funcionamento da 4D, hoje em dia, parece simples. Aplicar a receita do eixo dianteiro da Piaggio MP3 à traseira da scooter, com um sistema integralmente hidráulico, acrescentando-lhe uma roda.

Numa abordagem mais imediata até parece que se estão a apropriar da ideia que atribuíamos à Piaggio, mas a história não será bem assim.

A Marabese é uma empresa italiana familiar, da região de Milão, com um lote de clientes de elite, e um não menos impressionante portfolio de trabalhos, com especial destaque para o design na área da mobilidade, e grande foco nas motos e scooters.




O que os distingue de muitos outros estúdios de design bem conhecidos é que boa parte dos seus projectos podem ser vistos a circular nas estradas. Por vezes, até na nossa própria garagem, sem que o saibamos: não imaginava que lhe pertencia, por exemplo, o design original da minha antiga Vespa Granturismo de 2003 e, consequentemente, da minha actual Vespa 300 Super. Ou da Triumph Tiger, da Piaggio Hexagon, Gilera CX, ou... Piaggio MP3.

Confesso que sou grande apreciador das virtudes da MP3, e não faço grande esforço por lhe desvalorizar os seus conhecidos defeitos. Experimentei-a apenas uma vez, logo que ficou disponível, em 2006. Desde essa altura que sempre pensei, em voz baixa que, mais cedo ou mais tarde, hei-de ter uma..

Pelas imagens dinâmicas que vão sendo disponibilizadas a conta gotas, a Quadro 4D (também existe uma 3D, de três rodas) parece ser ainda mais divertida e desconcertante do que a MP3. Fala-se num motor de meio litro, com quarenta cavalos, e um peso abaixo dos duzentos quilos. O volume e o peso são, em regra, os grandes inimigos destes conceitos. Apesar de estar prevista a comercialização apenas em Janeiro de 2012, é uma das atracções que espero ver em detalhe em Novembro, em Milão.

imagens oficiais Quadro

2 comentários:

Rui Tavares disse...

Os videos são impressionantes. O gozo que deve dar a curvar ainda deve ser superior ao da MP3 já de si fantástica.

Cavok disse...

Quando vi a MP3 pela primeira vez pensei - qualquer dia até de 4 rodas já existe...
Aí está ela.
Sem dúvida diferente e certamente muito segura e divertida.