Em mais de quatro anos de blog, este é o primeiro post que visa realmente esclarecer algum tema, e logo sob a forma de FAQ. Algum dia teria que acontecer e esse dia chegou. Para quem tem curiosidade em saber o que é isso de uma regularidade do VCL, tem nas próximas linhas a possibilidade de ver respondidas algumas perguntas frequentes. O regulamento tem alguns ajustes em relação a 2012 e será em breve publicado pelo clube. Se subsistirem dúvidas, usem a caixa de comentários para as colocar que eu procurarei responder. Em contrapartida, quero ver-vos no controlo horário de partida no dia 14 de Setembro na 2ª Regularidade Moderna do VCL.
1. Qual é o objectivo da Regularidade ?
O objectivo é apresentares-te nos controlos ao longo do percurso na tua hora ideal, nem adiantado, nem atrasado, para que não acumules pontos de penalização. Os pontos são atribuídos à razão de 1 ponto por minuto, quer por atraso, quer por avanço. Pretende-se chegar ao final com 0 pontos - o que é difícil - , ou com o menor número de pontos possível.
2. É uma corrida ?
Não. O percurso é desenhado em via pública, em estrada não fechada ao trânsito. Deves cumprir na íntegra o código da estrada e agir com prudência e civismo.
3. Como funciona a Regularidade do VCL ?
Aos participantes é entregue um road book e uma carta de controlo. Nessa carta de controlo constam as horas ideais de início (CHP, ou controlo horário de partida) e de final (CHC, ou controlo horário de chegada) do percurso atribuídas a cada participante.
Essas horas ideais correspondem a uma determinada média horária definida pela organização, que é previamente divulgada, habitualmente 45 ou 40 kms/h.
No meio do percurso existem duas provas de regularidade (PR).
A sinalizar o início das PR vais encontrar na estrada uma placa vermelha com um relógio e dois controladores. Na tua carta de controlo tens inscrita a tua hora ideal de entrada nesse controlo.
A sinalizar o final da PR vais encontrar na estrada uma placa amarela com três listas oblíquas e dois controladores. Na tua carta de controlo, não tens inscrita a tua hora ideal. A hora ideal no final da PR deve corresponder ao tempo necessário para cumprir o percurso à média horária indicada previamente pela organização.
4. A Regularidade do VCL é igual às Regularidades de Ralis de Clássicos ?
Não. A do VCL é muito mais simples. Por exemplo a contagem de tempo na maioria daqueles ralis é feita ao segundo ou à décima de segundo, e existem vários tipos diferentes de regularidade, absoluta e por sectores, entre várias outras regras mais exigentes.
5. Como devo proceder num controlo ?
Se estiveres no início da prova, verifica a hora inscrita na carta de controlo para o CHP. Consulta o relógio no controlo e acerta o teu relógio por ele. Apresenta-te junto ao controlo, e só à tua hora passas pela placa e entregas a carta ao controlador para que este averbe a hora na carta. É o momento em que entregas a carta que conta para fixar a tua hora no controlo. Lembra-te que o controlo é feito ao minuto pelo que na carta só fica averbado hora e minuto.
Antes da placa de controlo é permitido parar, desde que não estorves o trânsito. Não só podes parar como deves fazê-lo se chegares antes da tua hora. Assim evitarás penalizações por avanço. Relembra-te que a tua hora ideal está previamente indicada na tua carta de controlo (excepto para o fim das PR intermédias, em que tens que calcular a tua média).
6. O que significa controlar ao minuto ?
Se a tua hora é, por exemplo, 10h.16m, entras sem penalização entre as 10h16m00s e as 10h16m59s. Neste exemplo, se entrares às 10h18 estás 2 minutos atrasado, tens 2 pontos de penalização. Se entrares às 10h09, estás 7 minutos adiantado, tens 7 pontos de penalização.
7. Qual é a hora que conta para averbar tempos na carta de controlo ?
O relógio do controlo e apenas este. Os relógios dos controlos são todos iguais e acertados minutos antes do início da prova de acordo com a hora fornecida pelo número telefónico 12151. Antes do início da prova deves consultar o relógio instalado no CHP e acertar o teu em conformidade.
8. Quanto tempo posso estar num controlo ?
O estritamente necessário à realização das operações de controlo. Em regra, cerca de 30 segundos são suficientes. O controlo não pode, em caso algum, exceder 45 segundos de duração, sob pena de penalização.
9. O que acontece se a scooter se desliga no controlo e não consigo pô-la a trabalhar ?
Deves empurrá-la à mão para fora da zona de controlo, respeitando sempre o sentido do percurso, e encostar a scooter só depois do controlo para proceder à eventual reparação. Se o não fizeres, poderás exceder os 45 segundos de tempo máximo que te são concedidos para o controlo. Esta penalização visa evitar que o controlo fique congestionado, impedindo a operação de controlo por parte de outros participantes.
10. Posso parar durante o percurso ?
Sim. Para fotografar, descansar, abastecer, conversar, o que te apetecer. Lembra-te apenas que as horas previstas na tua carta foram calculadas com base numa determinada média horária que não prevê paragens, excepto para controlos. Portanto, quanto mais te atrasares, mais pontos acumulas. E mais tarde chegas ao almoço.
11. Posso usar GPS ?
Não. É interdito o uso de GPS ou de qualquer aparelho com função de cálculo instantâneo de médias horárias. É livre a utilização e número de relógios e de odómetros, desde que não tenham a função de cálculo de média horária.
12. Para além das penalizações por tempo - avanço e atraso - , existem outras penalizações ?
Sim.
- Entrar ou movimentar-se numa zona de controlo num sentido diferente do itinerário - 30 pontos - artº 6.17, 7.3 do Regulamento
- demorar mais de 45 segundos num controlo - 30 pontos - artsº 6.16, 7.3
- não passar por todos os controlos, ou fazê-lo de forma não sequencial - 80 pontos - artsº 6.4, 7.4
- utilizar, instalar ou transportar aparelhos GPS ou outros com função de cálculo de média horária - 80 pontos - artsº 4.1, 7.5
13. As penalizações são cumuláveis ?
13. As penalizações são cumuláveis ?
Sim. Todas as penalizações são cumulativas, isto é, podem ser aplicadas uma ou mais vezes, tantas quantas as infracções ao regulamento. É aos dois controladores em cada posto que cabe verificar as infracções e aplicar as regras, com consequente atribuição de pontos.
14. É essencial ter um leitor/suporte para o road book ?
Não. Mas é altamente aconselhado, caso contrário terás muita dificuldade em "ler" o percurso, com os consequentes atrasos e perdas de ritmo. Os participantes que se façam acompanhar de passageiro têm a vantagem de poder beneficiar de um co-piloto para ler o road-book sem ser necessário o suporte.
O VCL disponibiliza no seu site um tutorial para fazer, de modo fácil, um leitor barato e eficaz sem sair de casa.
15. Tenho mesmo que cumprir horários e fazer médias ?
Não. Há duas formas de encarar uma regularidade:
i) como um passeio, seguindo apenas o road book, sem a preocupação de horários e médias.
ii) sendo fiel ao espírito da prova. Neste caso terás que esforçar-te por interpretar o road book e adequar o teu ritmo não só ao percurso, como também à média preconizada, cumprindo os controlos da melhor forma que conseguires. Acredita que é um desafio !
Claro que o VCL incentiva os participantes a aceitar este repto, foi por acreditar neste formato que se empenhou em elaborar um percurso com atractivos que estão ausentes, até à data, de qualquer outro passeio Vespa em Portugal.
Portanto, se te entusiasmou a ideia, inscreve-te até 12 de Setembro, aproveita e diverte-te!
Imagem nº 1: Nuno Guicho
Imagem nº 2: Vespa Clube Roma
7 comentários:
És o M A I O R ! ! !
Vasco, excelente ideia, este FAQ ajuda muito. Uma dúvida: o conhecimento do regulamento cujos artigos referes é importante? Como consultar?
abraço,
Paulo (Scootfan)
Oh pá isto p'ra estar em Torres às 9h tenho de sair de Ílhavo antes das 6h...
Máximo,
Não quero que te falte nada ! :-)
Abraço,
Vasco
Paulo (ScootFan),
Obrigado pelo comentário. O regulamento será publicamente anunciado muito em breve, e tem algumas novidades, designadamente quanto à interdição de uso de GPS e aparelhos que permitam controlar instantaneamente a média horária.
O post sobre as FAQ tem tudo o que é essencial para se perceber a mecânica da prova, embora não dispense a leitura atenta do regulamento.
Abraço,
Vasco
Barreto,
Não és tu que gostas de provas oldschool ?
Aqui tens uma, aproveita !
E vê se convences os entusiastas de Aveiro para te fazerem companhia, contamos com todos.
Abraço,
Vasco
vasco: vou arrancar de aveiro com um cascadeur e contamos estar em torres antes das 9h (com o andamento dele... a sprint vai gemer!) acho que de aveiro é só e da terra das moscas não há tropa pra sábados. infelizmente.
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