terça-feira, 9 de julho de 2013

Novo Ape Calessino



 
 
A Piaggio acaba de anunciar o lançamento de um novo Ape Calessino. Ao contrário das duas experiências anteriores, já neste século, a motorização não será eléctrica  nem a diesel mas sim a gasolina, um motor 200cc a quatro tempos.
 
 
O design mantém-se, na sua essência, quase inalterado face às últimas versões. Menos cromados e os painés laterais traseiros não decorados são as diferenças mais notórias. O que também não mudou foi o modo de transmitir a força deste novo motor às rodas traseiras: uma tradicional caixa manual de quatro velocidades (mais marcha atrás), essencial para desfrutar até aos cinquenta e cinco quilómetros hora de velocidade máxima.
 
 
A informação disponível no site do Piaggio Group não faz referência a qualquer limite de unidades a produzir, o que contrasta com as anteriores versões do Ape lúdico: a Electric Lithium, cuja produção estava limitada a cem unidades; e a Diesel, cujo número de exemplares foi fixado em seiscentos. Ambos com preços condizentes com essa exclusividade, pese embora ainda hoje constem do catálogo Ape da Piaggio.
 
 
 
 
 
A boa notícia é que o preço previsto em Itália para esta nova versão será próximo de cinco mil euros, o que convoca para este Calessino o argumento económico, arredado das meteóricas versões mais exclusivas até agora disponíveis. Eis, por isso, o mais divertido, original e acessível descapotável para levar a família à praia.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Imagens: PiaggioGroup

2 comentários:

Onlyvespa disse...

Agora é que é..... Andei na versão a diesel e adorei. Na única, que na altura, rodava em Portugal Continental. Mas o valor era impossível. Talvez agora com esta versão mais democrática, ou troykiana, como quiserem ver. Exista uma possibilidade de ter uma Piaggio para toda a família. Pois já me custa não poder levar todos.

VCS disse...

Onlyvespa,

Este Calessino pode ser uma solução familiar a considerar pelos indefectíveis da Piaggio, mas o preço vai ser decisivo. Até à data, não há qualquer informação do importador português a este respeito.

É verdade que num período de crise é difícil conceber um veículo mais supérfluo, até porque o seu alcance enquanto veículo familiar, na prática, é mesmo reduzido às idas à praia e pouco mais. Mas é difícil imaginar um trajecto de ida à praia mais divertido em família.

Como alternativa, e se tivesse quatro rodas, talvez o Calessino fosse uma espécie de Méhari. Já viram os preços obscenos dos Méhari ?

Vasco