segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Verde Metallizzato - Vespa Granturismo






Temporariamente de passagem na minha garagem está esta Vespa Granturismo 200. Pintada numa das cores de lançamento, o verde clássico da Piaggio, reminiscência da herança dos anos 40 e 50. Nunca fui grande apreciador deste verde. Aliás, em tempos só não comprei uma ET4 125 porque entendi que não conseguiria viver pacificamente com esta mesma cor num exemplar que me interessou na altura. Hoje estou seguro que foi a decisão certa, porque logo a seguir comprei a minha Granturismo, uma das scooters de que guardo melhor memória.






Esta Granturismo verde tem algumas particularidades.

Por um lado está preparada para viajar, com porta couves frontal e traseiro, ecrã original e acrescenta o banco da GTS Super.

Por outro, monta uns Sava MC29 com uma aparência radicalmente desportiva,  um escape LeoVinci 4 Road, e mostra pouco mais de dez mil quilómetros no odómetro.

Numa saída de Outono na companhia do Miguel na Sym GTS, achei o escape demasiado ruidoso para o temperamento da Granturismo, embora tenha ficado impressionado com a qualidade de construção e acabamento. Pessoalmente gostei do tom levemente cobreado que o escape apresenta. Por outro lado, não me pareceu que acrescente algo de relevante em termos de rendimento, e não tenho dados que me permitam concluir se o consumo sai prejudicado e em que medida.







A protecção do ecrã fez-me recordar que tenho um igual na garagem e que deveria montá-lo na Bianca, tal é a diferença de conforto na estação fria.

Quanto aos pneus, fiquei com a impressão de serem lentos na fase de inscrição, pelo menos por comparação com o que recordo da minha Granturismo, e dos próprios Pirelli GTS da Bianca. Não testei à chuva, mas o desenho do piso fez-me pensar que o escoamento eficaz também não deva ter estado no topo das prioridades na sua concepção.






Em geral, e mais de dez anos passados sobre o seu aparecimento no mercado, continuo a pensar que a Granturismo ainda é uma opção muito válida e equilibrada para quem pretenda uma Vespa large frame da era moderna, e não queira ou não possa chegar à GTS em termos de custo de aquisição.

O desenho mantém-se plenamente actual, as diferenças de performance são marginais para a GTS 250, e mesmo para a 300. E o rendimento e qualidade são mais do que satisfatórios para as necessidades do utilizador médio. Sólida, económica em consumo, com potência suficiente e uma velocidade de ponta fácil na casa dos 120 kms/h, é uma companhia ideal como commuter ou viajante. Este exemplar só acrescenta a essas qualidades uma cor exótica.






6 comentários:

Onlyvespa disse...

por acaso essa beldade verde, não estará á venda????? Pois era um bom up grade á minha 125c.c.

Abraço.

Hugo A.

VCS disse...

Hugo,

Não sei se a proprietária está a vender a GT, nada me disse nesse sentido. Se estiver, aviso.

Vasco

Julio disse...

A Granturismo é de facto uma bela máquina! A minha também deixou saudades! :)
Super fiável, confortável, linda, económica, prática, capaz de se desembaraçar no transito e em estrada aberta.
Essa parece-me ter um outro detalhe que não é de origem, a "crista" no para-lamas. Salvo erro essa crista só apareceu com as gts que lhe sucederam, certo?

VCS disse...

Júlio,

Tens toda a razão nessa observação, a crista no guarda lamas não é de origem na Granturismo.

Abraço,
Vasco

Rui Tavares disse...

Pfff. Aspiradores

Onlyvespa disse...

sim, eu sei são grandes aspiradores, mas para a cidade não á melhor. e quando tenho saudades de uma mota a sério de mudanças pego na 50s. dá para matar saudades.