A prova deste ano, a ter lugar já no próximo sábado em Sintra, é composta por um
percurso compacto com cerca de 37 kms, mas percorrido por duas vezes,
totalizando portanto 74 kms. A média a cumprir será de 30kms/h, o que equivale
a 1km por cada 2 minutos. No total são 2h28m para fazer 74 kms. Parece fácil e pouco, mas
posso garantir que será mais difícil na prática do que no papel. A navegação terá que ser rigorosa e num ritmo constante. É esse o desafio !
O objectivo da regularidade é
que o participante se apresente nos vários controlos na sua hora ideal, nem adiantado nem atrasado, para que não acumule pontos de
penalização. Os pontos são atribuídos à razão de 1 ponto por minuto, quer por atraso, quer por avanço. O
ideal é chegar ao final com 0 pontos (o que é muito difícil) ou com o menor número
possível de pontos.
Cada participante tem uma hora ideal de partida,
na Praça D.Fernando II (Sintra), no controlo horário de partida (CHP). E uma
hora ideal de chegada, também na Praça D.Fernando II, no controlo horário de
chegada (CHC). Essas horas constam da carta de controlo.
No meio do percurso vamos ter 2
provas de regularidade (PR) (x 2 voltas). A sinalizar o início da PR o concorrente vai encontrar na estrada uma placa vermelha com
um relógio e dois controladores. Na carta de controlo está inscrita a sua hora ideal.
A sinalizar o final da PR , estará na estrada uma placa amarela com um relógio e dois controladores. Na carta de
controlo não está inscrita a
hora ideal. A hora ideal no final da PR deve corresponder ao tempo
necessário para cumprir o percurso até esse controlo a uma média de 30 kms/h.
A novidade este ano é que o percurso é percorrido por duas vezes. Este
facto importa duas consequências:
i)
No final da 1ª volta, imediatamente após o controlo, será obrigatório parar cinco minutos. Esse tempo pode e deve ser aproveitado para
voltar a repor o roadbook na posição de início, uma vez que vamos
voltar a fazer todo o percurso. Os cinco minutos são calculados a partir da
hora do controlo no final da 1ª volta, e serão deduzidos no final pela
organização. Assim, o tempo final ideal será de 1h14 + |5m (deduzidos)| + 1h14
= 2h.33m na estrada, ou seja, 2h.28 na folha de tempo;
ii) A diferença (em minutos, para menos ou para mais) entre o tempo total da
primeira volta e o tempo total da segunda volta será convertida em pontos
(ex. 18mn = 18 pontos), e multiplicado por dois. Ou seja, no
exemplo dado, o concorrente receberá adicionalmente 36 pontos pela diferença de
tempos entre a 1ª e a 2ª volta. Pretende-se, assim, incluir um factor de
correcção adicional de consistência e regularidade, em detrimento de um puro
andamento mais rápido.
As inscrições fecham hoje, e podem ser feitas através deste link no site do Vespa Clube de Lisboa.
As inscrições fecham hoje, e podem ser feitas através deste link no site do Vespa Clube de Lisboa.
2 comentários:
É já amanhã grande Vasco.
Com muita pena minha não vou conseguir ir. É precisamente amanhã que regresso a Portugal, mas só chego no domingo de madrugada. Que corra tudo bem e que te divirtas com reportagem fotográfica...
Nuno,
Que pena não poderes vir à Regularidade. Lembro-me que no ano passado levaste a sério a prova e ainda fizeste pódio, mesmo ficando sem gasolina a entrar no "estádio".
Abraço,
Vasco
Enviar um comentário