quinta-feira, 25 de julho de 2013

Royale 946





A Martini comemora 150 anos.  Para os celebrar associou-se à Vespa e ao VCL para o lançamento da 946 na última das oito summer sunset partys no Martini Terrazza, na Avenida da Liberdade, em Lisboa, já no próximo dia 31. Se há Vespa Royale, capaz de se vestir a rigor para a já lendária atitude Martini, é a novíssima 946. 

Estamos de acordo que a 946 foi feita para ser apreciada. Ao contrário da esmagadora maioria das Vespa, há quem aposte que não é a descrever curvas com o guiador nas mãos que melhor desfrutamos da 946. É a contemplar-lhe  as curvas enquanto bebemos um cocktail de Martini Bianco com um espumante italiano. Desconfio que a Martini também acompanha esta perspectiva. Não é difícil antever que lhe faremos um brinde, dia 31. Royale. Saluti !
  

Imagem: Martini - Vespa

domingo, 14 de julho de 2013

Regularidade 2013





Hoje durante a tarde foi dia de iniciar os reconhecimentos e começar a desenhar o percurso da Regularidade 2013. Na estrada e no papel. Até acabar a luz. Mais novidades em breve, no blog e no site do Vespa Clube de Lisboa.

terça-feira, 9 de julho de 2013

Novo Ape Calessino



 
 
A Piaggio acaba de anunciar o lançamento de um novo Ape Calessino. Ao contrário das duas experiências anteriores, já neste século, a motorização não será eléctrica  nem a diesel mas sim a gasolina, um motor 200cc a quatro tempos.
 
 
O design mantém-se, na sua essência, quase inalterado face às últimas versões. Menos cromados e os painés laterais traseiros não decorados são as diferenças mais notórias. O que também não mudou foi o modo de transmitir a força deste novo motor às rodas traseiras: uma tradicional caixa manual de quatro velocidades (mais marcha atrás), essencial para desfrutar até aos cinquenta e cinco quilómetros hora de velocidade máxima.
 
 
A informação disponível no site do Piaggio Group não faz referência a qualquer limite de unidades a produzir, o que contrasta com as anteriores versões do Ape lúdico: a Electric Lithium, cuja produção estava limitada a cem unidades; e a Diesel, cujo número de exemplares foi fixado em seiscentos. Ambos com preços condizentes com essa exclusividade, pese embora ainda hoje constem do catálogo Ape da Piaggio.
 
 
 
 
 
A boa notícia é que o preço previsto em Itália para esta nova versão será próximo de cinco mil euros, o que convoca para este Calessino o argumento económico, arredado das meteóricas versões mais exclusivas até agora disponíveis. Eis, por isso, o mais divertido, original e acessível descapotável para levar a família à praia.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Imagens: PiaggioGroup

domingo, 7 de julho de 2013

Sensacional !



Este anúncio publicitário de Setembro de 1955 da Sociedade Comercial Guérin  representa, para além de um pedaço de história do Vespa Clube de Lisboa, um testemunho de um tempo com outras referências.

Corridas ou provas em estrada aberta nos anos cinquenta não eram vistas como uma actividade condenável e clandestina. Eram promovidas através da publicidade institucional do importador !

É importante lembrar que o tráfego era uma realidade muito diferente dos nossos dias. O próprio conceito de segurança era acessório e raramente destacado num anúncio publicitário, em detrimento da performance. Julgo que o enquadramento da época beneficiava também do sucesso colossal de provas automobilísticas em estrada aberta, de que eram o expoente máximo as loucas Mille Miglia ou a Carrera PanAmericana, que viriam a ser proibidas anos mais tarde, na sequência de trágicos acidentes. A verdade é que nos anos cinquenta valia quase tudo.

Aqui é o importador, a Guérin, com uma óptima relação com o então recentemente fundado Vespa Clube de Lisboa - 1954 - , que promove, por seu intermédio, uma ligação Lisboa-Faro em três Vespa GS 150 com um resultado homologado pelo Moto Clube de Lisboa a uma média de 75,7 quilómetros por hora.

Com as estradas da época, os quase trezentos quilómetros de ligação em três horas, cinquenta e seis minutos e quinze segundos (!) representavam um argumento que (in)seguramente atestava a capacidade, resistência e prestações do modelo Vespa de topo, a Gran Sport 150. 

Curioso é fazermos um exercício de transposição deste evento publicitado para os dias de hoje. Seria difícil repetir o feito, com as mesmas  máquinas e percurso semelhante. Mas estava longe de ser impossível. Impensável seria mesmo publicitá-lo nos mesmos termos.