sexta-feira, 31 de julho de 2009

A Decrépita EN1



Numa recente ida ao Porto, para um dia de corridas na cidade, decidi optar por percorrer a antiga N1, actual IP2.


Escolher esta via pode não constituir um acto totalmente masoquista. É que é terrivelmente maçador engolir longas distâncias em auto-estrada de scooter. Pelo menos nas minhas. A velocidade de cruzeiro está algures entre os 90 e os 110 kms/hora, o que nos pode tornar perigosamente lentos nalgumas auto-estradas. Nesta gama de velocidade estamos mais confortáveis numa estrada nacional. Com a vantagem, face aos automóveis, de quase não perdermos tempo nos vários semáforos limitadores de velocidade e consequentes filas, pois é relativamente fácil ultrapassar em duas rodas. Por último poupamos as tão escandalosas portagens, sem distinção de taxa entre um Renault Vel Satis e uma Vespa GT200.


Não me lembro de alguma vez ter feito a N1 até ao fim, pois o meu limite de resistência no sentido norte estava estabelecido em Estarreja. Claro que pensar, hoje, que as duas principais cidades do país se ligavam apenas por esta estrada há menos de 20 anos faz-nos sorrir. Mas, ao contrário de muitas outras vias cuja importância decaiu abruptamente, esta não é bela, não tem charme nem paisagens verdadeiramente dignas desse nome. É apenas uma estrada desinteressante, carente de manutenção, perigosa nalguns troços, e testemunha de inúmeras abjecções arquitectónicas em seu redor. Vista pelos olhos de 2009 não me ocorre nenhum adjectivo benévolo para a classificar.


Durante muitos quilómetros procurei um cenário que, de alguma forma, representasse esta estrada e, simultaneamente, merecesse uma fotografia. Na viagem de ida tinha assinalado este edifício da JAE – também ela já extinta - , com uma inscrição de construção de 1935. Tempo em que a N1 constituía a mais importante via rodoviária nacional. Também decrépito e esquecido talvez seja mesmo o melhor espelho da velha N1.


4 comentários:

Bessa disse...

Também não acho piada à N1. O pior é a entrada/saída de Lisboa. A N8 é porreira, não sei é como continua depois para norte...

VCS disse...

A N8 tem vários troços giros para fazer em duas rodas, alguns deles até inspiradores. Torres Vedras-Bombarral é um deles (até está protegido com barreiras de pneus em quase toda a sua extensão) embora nessa zona as alternativas a esse troço (excluindo AE) sejam ainda melhores para andar de moto.

Hugo Reis disse...

Pelo menos foi por uma boa causa! Foi, apesar de tudo, um belo dia de corridas em boa companhia.

VCS disse...

Claro que valeu a pena! Há dias até acho que sonhei com o som do Lola T70 naquela baliza à entrada da Avenida da Boavista !
Reconheci logo os teus bonecos na MotorClássico :)

Abraço!